domingo, 19 de agosto de 2012

Conhecendo Mikrotik 450 G

Bom pessoal, depois de uma apresentação na sala de aula do professor Babu "hô" professor Cláudio Silva sobre seu Mikrotik, o colega de sala Tárcio lembrou que tinha em mãos algo parecido e não sabia se era o mesmo, e pra nossa alegria é uma Router Board 450g. Então resolveu emprestar para que eu pode-se realizar este passo-a-passo que iremos abordar. Esta é a imagem do RB450g ligado ao meu notebook.


Para quem não está muito familiarizado com o termo, RouterBoard é uma placa controladora igual  uma Placa mãe de um computador comum, só que direcionada para o uso de redes, contendo as mesmas utilização de um roteador só que podendo ser também utilizado como um servidor proxy, e muitas outras funções.
Nosso passo-a-passo inicial é a configuração da RB450g para funcionar como um Roteador  entre a internet e sua rede local servindo tambem como um Servidor Proxy.

Para facilitar nosso entendimento, vamos antes entender um pouco como vai ser a nossa Pequena Rede como mostra o cenário abaixo:

PASSO 1: ACESSO AO MIKROTIK RB450G

O primeiro passo para efetuar a configuração da RB como Roteador é efetuar o acesso a RB pela programa Winbox, basta clicar no seguinte link: http://www.mediafire.com/?70x2luaz03476xa.
Em seguida utilize um cabo direto de rede  para conectar o seu computador a alguma das portas da RB, e clicando no botão ao lado de Connect selecione o MAC address da porta como mostrado na imagem abaixo. O sistema irá detectar automaticamente o MAC da porta, é só clicar no botão Connect e aguardar carrega a tela do Winbox.

Ao clicar no botão Connect irá mostrar uma tela igual a tela abaixo, isso quer dizer que já estamos com acesso à nossa RB450g para configuração. Ao observar ao lado esquerdo do WinBox, vemos um MENU com várias funções, então resolvi disponibilizar um arquivos falando um pouco sobre cada função: http://www.mediafire.com/?b576abed7caazxu para facilitar nosso roteiro.

PASSO 2: RENOMEAR AS INTERFACES E ATRIBUIR ENDEREÇO IP
Para facilitar a identificação de nossas interfaces, vamos renomeá-las de forma que possamos identificar com mais facilidade quem é quem, para isso clique em “Interfaces”. No nosso caso, temos 05(cinco) interfaces, a ether5 é a interface onde está conectado o meu PC remoto e a ether1 é onde tenho conectado o meu modem ADSL (Velox). Vamos chamar a ether5 onde vai ficar conectado os meus clientes com o nome de CLIENTE, e a ether1 onde está conectado o meu modem com o nome de LINK, para isso dê um clique duplo encima de cada uma e em NAME, coloque o nome que desejar, para facilitar, o ideal seria  colocar o nome sugerido, fica a seu critério.
Já com os nomes setados, iremos agora atribuir os endereços IP's à cada Interface. Para definir o ip da interface CLIENTES, clique em IP -> ADDRESS, depois clique no (sinal de + vermelho) e aparecerá uma janela, onde você só precisará preencher ADDRESS com o Endereço IP (192.168.2.254/24) e no Botão INTERFACE escolher a interface Renomeada como CLIENTE e pressionar APLLY, os outros valores serão preenchidos automaticamente.
Address: 192.168.2.254/24  (depois que você preencher o address, clique no Appy, que os outros valores serão preenchidos.
Network: 192.168.0.0
Broadcast: 192.168.0.255
Interface: Cliente (selecione a interface para qual estamos definindo o IP)
Clique em Apply e depois OK


Como o proposto foi deixar o Modem da Velox Roteado (Lembrando-se que podemos fazer uma conexão PPP do próprio Mikrotik, que irei abordar em um próximo POST), então vá no MENU e clique em IP -> DHCP CLIENT, ao abrir a janela abaixo no botão INTERFACE escola a opção LINK, logo após pressione APPLY e OK.

Prontinho pessoal, nosso PASSO dois já está OK, se formos agora no MENU INTERFACES, vamos observar que as interfaces ether1 e ether5 já estão ativas, e no MENU IP -> ADDRESS, veremos o IP atribuído à interface CLIENTE, e o IP que o Modem atribuiu à interface LINK, como mostra a imagem abaixo:
PASSO 3: CONFIGURANDO O SERVIDOR DHCP DO RB450G
Vamos agora configurar nosso servidor DHCP, para isso temos que definir nosso POOL, no qual deverá conter os endereço IP’s de nossa rede. Vamos definir o nosso POOL na mesma faixa de IP definido na nossa interface CLIENTES (192.168.2.0/24).

Para definir o POOL, clique em IP -> POOL, clique no +, defina um nome para o POOL, vamos colocar PoolGatoNet (Em homenagem ao meu pequeno provedor de Internet) e depois defina nosso range de IP’s, conforme abaixo:


Name:  PoolGatoNet
Addresses : 192.168.2.100 - 192.168.2.200 (para preencher o addresses, clique na setinha para baixo)
Next pool : none
Clique Apply e depois em OK
Veja como ficou na imagem abaixo:

Vamos agora configurar o DHCP Server, precisamos ir em IP -> DHCP Server, e vamos configuraremos conforme  abaixo:
Name = DHCP_GatoNet  (vc pode colocar o nome que quiser para o seu DHCP Server)
Interface = CLIENTE (escolha a interface da rede, no caso dos nossos clientes)
Relay = deixe como está
Lease Time = deixe como está
Address Pool = PoolGatoNet (lembra do nome que vc definiu no pool? no meu caso sera PoolGatoNet)
Authoritative = no
O resto deixe como está, clique em Apply e depois em OK.
Veja como ficou a imagem abaixo:


Para finalizar nesta tela temos que clicar na aba Networks, clique no + vermelho e  preencha conforme abaixo:

Address = 192.168.2.0/24  (lembre que estamos seguindo a faixa de ip que definimos no inicio)
Gateway = 192.168.2.254
Netmask = 255.255.255.0 (depois que confirmar, vai aparecer apena o numero 24)
O resto deixe como está, clique em Apply e depois em OK. Veja na imagem como ficou:


Para finalizar o PASSO 3, vamos definir o Ip de nosso DNS, para isso vamos em IP -> DNS, na janela que abre dessa vez não vamos clicar no + e sim no botão Settings da aba Statics e veremos que tanto o DNS PRIMARY quanto o DNS SECONDARY já estão preenchidos, isso porque nosso MODEM ROTEADO  já está atribuindo automaticamente junto com o Endereço IP da interface LINK.
Simplesmente marque a opção Allow Remote Requests, clique em Apply e depois em OK
Veja nossa imagem como ficou:



PASSO 4: CRIAR NAT

Para finalizarmos nosso passo-a-passo precisaremos criar nossa NAT, para isso vamos em IP   -> Firewall, clique na aba NAT, clique no + e siga conforme abaixo:

Na aba General
Chain = srcnat
Out Interface = Velox

Na aba Action
Action = masquerade
Clique em Apply e depois em OK.

Após ter ter terminado estes passos ficaria assim:

Bom, se você fez tudo como indica o passo-a-passo, era para esta navegando no seu computador tranquilamente, lógico que o que foi feito aqui é o básico para iniciarmos com o Mikrotik. Para o nosso Servidor RB ficar redondinho ainda temos que configurar muita coisa, por exemplo, nosso Web-proxy, criar varias outras regras, definir o quanto de banda terá nossos clientes, dar atenção as Filter Rules, mas estas outras configuracoes serão abordadas em outros Posts.
Minha intenção foi fazer um passo-a-passo bem simples pelo menos dessa parte inicial, de forma que todos pudessem entender perfeitamente. Espero que possa ter atendido as expectativas e ajudado no entendimento.

Muito bom tutorial bem prático e rápido me ajudou bastante!

Fonte: http://jairtiago.blogspot.com.br/2010/09/configurando-um-rb-mikrotik-em-poucos.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...