Quem nunca viu um adolescente com um celular na mão, rodeado de
amigos e mostrando alguma coisa bacana que seu celular faz, deixando
todos de boca aberta ou fazendo “uau!”? Geralmente ele está mostrando
algum pequeno aplicativo que toca um som engraçado ou que apenas faz uma
bolinha girar quando você balança o aparelho. Essas pequenas aplicações
que ficam rodando no celular, leves, discretas e que não demandam muito
processamento do aparelho, é o que chamamos de widgets.
Na verdade os widgets estão cada vez ganhando mais espaço, não apenas
nos celulares, como também mais variados dispositivos, desde PCs,
televisores, passando por carros, geladeiras, entre outros.
Falando tecnicamente agora, widgets nada mais são do que pequenas aplicações web
(páginas HTML) que rodam utilizando um browser! Então qualquer
dispositivo que dê suporte a navegadores teoricamente consegue rodar
widgets também, aí vai depender da boa vontade do fabricante. O W3C
especifica um padrão para este tipo de aplicação e caso deseje saber
mais detalhes, acesse http://www.w3.org.
Neste artigo, mostrarei de forma simples e em apenas 3 passos,
como criar um widget e colocar no celular ou em outro dispositivo que o
suporte. Claro que existem outras abordagens, arquiteturas e formas de
fazer, mas tentarei ser o mais didático possível para não complicar
muito.
Para testar nosso widget, podemos utilizar qualquer browser, mas aqui utilizarei o Opera
por ser um navegador que mostra os widgets como se fossem aplicações
reais (ficam flutuando), e não dentro da sua área normal de visualização
do browser.
Passo 1: Criando a Estrutura do Widget
Como já mencionei, widgets são apenas aplicações web com páginas HTML
mesmo. Na verdade mesmo, os widgets são constituídos apenas de 1 página
HTML, e todas as telas que desejar ter no seu widget devem ser
estruturadas para serem exibidas nesta mesma página. Então como fazer
para exibir e esconder as telas, de forma que apenas uma seja exibida
por vez? Para isso vamos contar com a ajuda do velho e bom Javascript, mas isso é em outro passo.
Vamos primeiro então, montar a estrutura do nosso HTML, que é a etapa que considero mais trabalhosa. Para nosso exemplo, vamos criar um widget que simule um post-it, onde poderemos escrever lembretes e deixá-los visíveis! Então a estrutura do nosso HTML ficará dessa forma:
Perceba que para resolver o problema das várias telas no mesmo HTML, a prática que se utiliza é criar elementos div para cada tela, sendo exibidas e ocultadas dependendo da necessidade. No nosso exemplo, vamos precisar basicamente de 2 telas. Uma para exibir o texto e outra para editar o nosso post-it. Para isso, criei as telas TEXT (linha 10) e EDIT (linha 11).
A tela TEXT não
tem nada, é uma div vazia que vai conter o texto digitado pelo usuário.
No nosso exemplo já deixei um texto digitado para quando o usuário
iniciar o widget pela primeira vez. A tela EDIT contém um elemento textarea para permitir ao usuário digitar o texto e criei outra div que vai servir como o botão de salvar (linha 13).
Você poderia estar perguntando por que não usei um elemento button do HTML para o botão Salvar. É que alguns componentes de formulário HTML dão problemas e não são mostrados corretamente em alguns devices, então para garantir, evitamos esses elementos nas nossas telas. O button é um desses elementos.
Pronto, a estrutura do nosso widget está feita. Agora você pode criar um documento CSS que
dê vida ao widget e deixá-lo do jeito que você quiser. Neste ponto não
tem mistério, formate como uma página HTML normal mesmo e do jeito que
preferir. Só lembre-se que as dimensões precisam estar de acordo com o aparelho que você quer colocar seu widget.
Por exemplo, se a tela do seu aparelho tem uma resolução de 240×400, a
largura e altura do widget devem respeitar esse tamanho também. Fiz
algo bem simples mesmo, nem usei imagens. Vejam como ficou meu arquivo
CSS:
Não se esqueçam de referenciar seu arquivo CSS no cabeçalho do HTML.
Para testar, basta abrir seu HTML no browser. Vocês verão algo desse
tipo:
Percebam que a outra tela está HTML mas no momento não é exibida, porque está escondida. Para esconder as divs, basta ver na linha 11 que colocamos a marcação CSS style=display:none na div que queremos ocultar.
Passo 2: Definindo os Comportamentos
Agora que nossa estrutura está pronta, precisamos definir as ações e comportamentos do nosso widget. Para isso, criamos um arquivo javascript à parte que irá contar as ações que iremos usar. Para nosso widget, vamos precisar de 3 métodos:Primeiro um método para ocultar o texto (div text) e fazer aparecer a tela oculta de edição (div edit), que contém o textarea e o botão salvar. Fiz isso criando o método edit():
Por fim, criei apenas um método auxiliar chamado $, que substitui a chamada padrão de javascript document.getElementById que utilizamos nos métodos anteriores, apenas para deixar o código um pouco mais elegante.
Pronto, todo o comportamento do nosso widget já está pronto. Voltando
ao HTML, agora basta colocar a chamada dos métodos nos lugares corretos
(evento onClick das divs). Na div text colocamos a chamada para o método edit() (linha 10) e na div que representa o botão Salvar, colocamos a chamada para o método save() (linha
13). Já tínhamos feito isso quando montamos a estrutura do HTML, então
basta dar uma olhada na primeira imagem lá em cima.
Nosso widget está quase pronto. Para testar mais uma vez, basta
abrir seu HTML no browser. Ao clicar no texto “Digite seu lembrete
aqui”, deverá ser exibida a tela de edição, como mostrado abaixo:
E ao clicar no botão salvar, o widget deverá voltar para a tela anterior com o texto alterado para o texto que usuário digitou.
Passo 3: Empacotando seu widget
Todo o widget já está pronto, mas o que temos até agora é apenas um
arquivo HTML, outro arquivo CSS e outro javascript. Para que isso tudo
vire um widget, agora precisamos empacotar tudo num arquivo só. Mas
antes de empacotar, precisamos incluir os arquivos da lista abaixo:
- icon.png: Arquivo de imagem que representa o ícone do seu widget, que deve estar no mesmo diretório do arquivo HTML. Vamos usar aqui o tamanho de 50×50 que é o mais comum, mas geralmente este tamanho depende do aparelho que o widget será instalado.
- config.xml: Neste arquivo deverá conter, em formato XML, algumas definições do seu widget, como tamanho, nome, autor, entre outros. Vamos dar uma olhada no arquivo do nosso widget e nos parâmetros que ele precisa:
Explicando cada um dos parâmetros:
- widgetname: Nome do seu widget;
- description: Pequena descrição do que o widget faz;
- icon: Nome do arquivo do ícone que você criou;
- access network: Você deve informar se seu widget acessa a internet para obter alguma informação. No nosso caso não.
- width: largura, em pixels do widget
- height: altura, em pixels, do widget
- id: identificação do widget. Esse ID precisa ser único no aparelho que for instalado o widget.
- version: Versão do widget.
- author: Nome e outras informações do autor do widget.
Este arquivo config.xml também varia um pouco de device para device,
mas este é o formato mais geral. Com todos esses arquivos na mesma
pasta, a estrutura do seu widget deve ser parecida com esta:
Agora para empacotar o seu widget, pasta selecionar todos os arquivos e compactá-los, gerando um arquivo postit.zip. Lembre-se que a compactação deve ser com ZIP. Agora basta mudar a extensão do seu arquivo para a extensão de widgets, que é a WGT, ficando: postit.wgt.
Pronto, seu widget está preparado para ser instalado em qualquer dispositivo que suporte widgets!
Para testá-lo, vamos usar o Opera, que como eu
falei, faz com que o seu widget seja exibido como uma aplicação, e não
como uma página HTML. Para isso, basta arrastar seu widget para dentro
do Opera. Aparecerá a seguinte mensagem perguntando se você quer
instalar o widget:
No
próximo artigo irei mostrar como melhorar um pouco este widget
persistindo as informações para que não se percam quando o widget for
reiniciado.
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